Como atrair clientes sem gastar nada? Com marketing de busca

Milhões de pessoas pesquisam sobre seu nicho todo mês. Se sua loja vende guarda-roupas, por exemplo, e uma pessoa pesquisa sobre guarda-roupas no Google, ela com certeza vai encontrar algo.

Mas, já que 76% das empresas atualmente investem em marketing de conteúdo, a pessoa vai encontrar um concorrente seu. Então por que ela não encontra você?

Não é culpa dela. É porque talvez você esteja deixando isso acontecer — você deixa seus clientes buscarem informações com a concorrência. E com isso perde um dinheiro absurdo e muita autoridade de mercado.

Mas calma, é possível corrigir isso. Nesse artigo, vou te dizer como você pode atrair clientes aos milhares pro seu site com o marketing de buscas.

O que é marketing de busca?

Marketing de busca é uma estratégia cujo objetivo é fazer com que um site seja encontrado por usuários do Google e outros mecanismos de busca. Também é chamado de SEM (Search Engine Marketing) e se apoia em estratégias de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) e de links patrocinados.

Mas, antes de saber como fazer esse tipo de marketing, precisamos entender como o Google e outros mecanismos de busca funcionam.

Como funcionam os mecanismos de busca?

Eu não gosto de encher meus textos com termos técnicos inúteis, porque sei que isso mais atrapalha do que ajuda. Então vou usar exemplos sempre que for possível.

Qual a importância do marketing de busca (ou SEM)?

Digamos que você queira fazer uma janta especial mas não manja nada de cozinha. O que você faz? Pesquisa no Google.

“Macarrão à carbonara”, você pesquisa. Foi o primeiro nome chique que te veio à mente.

O que você deseja encontrar? Um vídeo dizendo o quanto macarrão é delicioso? Um curso de culinária básica? Uma foto da Ana Maria Braga?

Não. Você quer encontrar uma receita de macarrão à carbonara.

Portanto, o primeiro conteúdo que você vai encontrar vai ser uma receita, ou seja, exatamente o que você quer:

É isso que cê quer, né? Te entendo.

Por que isso acontece?

Porque o Google é inteligente e, com inúmeras atualizações dia após dia, passou a entender exatamente o que o usuário deseja.

Como atrair clientes com o Google?

Digamos que você tenha um e-commerce de motopeças. Quem são seus clientes? Pessoas que têm motos.

O que essas pessoas pesquisam no Google?

“Como trocar o motor da moto”, por exemplo. Ou “motor da moto esquentando”, que pode ser um problema de pessoas que têm moto. (Eu não entendo nada de moto, então vou usar uma licença poética.)

O que você faz com isso?

Bom, você quer vender suas peças de moto, certo? Então você vai escrever um conteúdo respondendo essas dúvidas: “Como trocar o motor da sua moto”, ou “Motor da moto esquentando: saiba o que fazer”.

Dado o número enorme de pessoas fazendo pesquisas assim por terem dúvidas, produzir conteúdo sobre seu nicho é uma excelente forma de ganhar clientes em potencial. E é possível fazer isso sem gastar NADA além de tempo e disposição.

Mas peraí, daqui a pouco vou falar como executar uma estratégia de marketing de busca. Antes vamos falar dos objetivos que você pode atingir com esse marketing de busca, ou SEM.

Os objetivos do SEM

O objetivo de uma estratégia de SEM é alcançar muitas pessoas que pesquisem dúvidas específicas nos mecanismos de busca. A ideia é que seu site apareça em primeiro lugar nos resultados das pesquisas.

Se seu cliente em potencial pesquisar sobre peças de moto, sua empresa vai aparecer em PRIMEIRO LUGAR entre outros milhões de resultados.

Com isso, você pode impactar milhões de pessoas que PRECISAM dos seus produtos, simplesmente porque têm dúvidas. Você vai responder todas as dúvidas que essa pessoa têm e, por isso, elas vão sempre recorrer a você. E quando elas forem comprar algo, de quem você acha que elas vão comprar?

Acertou! De você.

Mas como executar uma estratégia dessas? Como alcançar e vender pra milhares de pessoas?

Existem duas formas:

2 formas de atrair clientes com estratégias de SEM

Existem duas formas principais: com estratégias de SEO e de links patrocinados.

Links patrocinados

Bom, essa parte, ao contrário do que diz o título, não é “sem gastar nada”. Mas é bem rentável e melhor pra quem quer resultados a curto prazo.

Digamos que você queira vender motores de moto.

Você entra no Ubersuggest e pesquisa quantas pessoas pesquisam por esse termo todo mês:

Esse é o Ubersuggest.

CPC significa custo por clique. Ou seja: se você anunciar essa tua página que vende motores de moto, você vai impactar 2900 pessoas todo mês; pra cada pessoa que clicar no seu anúncio, você paga 7 centavos pro Google. Sacou?

Mas beleza. Talvez você não queira pagar nada e queira atrair muito mais clientes. Então vamo lá:

SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Em português, otimização para mecanismos de busca.

O objetivo do SEO é fazer com que o Google saiba do que seu site está falando e entregue o que você tem para quem está procurando. Quando alguém pesquisa “motor de moto”, não quer encontrar um site de receitas gourmet.

Como o Google sabe que seu conteúdo fala sobre motores de moto que andam esquentando demais?

  1. Você usa a palavra-chave “motor da moto esquentando” no título.
  2. Você usa essa palavra-chave no texto.
  3. Você talvez tenha fotos com essa palavra-chave no título ou na legenda.

Além de outros fatores (uns 200).

Mas, dessa forma simples, o Google já sabe do que seu texto fala. E, se você investir no SEO, seu conteúdo vai aparecer para as pessoas que estão procurando por um conteúdo como o seu (e o seu é o melhor). Nesse outro texto falo três fatores importantes que seu conteúdo precisa ter.

SEO é assunto para outro texto. Mas qual é a estratégia?

A estratégia para atrair clientes (finalmente)

Você vai criar (ou contratar alguém que o faça) conteúdos focados em palavras-chave. Isso envolve uma análise de palavras-chave que são interessantes para o seu negócio (são inúmeras; nesse texto usei só algumas pra simplificar).

Qualquer pesquisa no Google relacionada a motopeças é uma oportunidade para você ter mais clientes.

Após analisar essas palavras-chave, você vai ver o que os resultados para essas pesquisas estão dizendo. E vai criar um conteúdo melhor, que responda a pergunta de maneira mais abrangente. E, estudando um pouco de SEO, você pode se dar muito bem.

Esse método não demanda nenhum dinheiro, se você aprender a fazer o serviço direito. E, sem gastar um centavo, você pode alcançar milhares ou até milhões de pessoas (dependendo do seu nicho).

E é isso. Esse artigo é bem básico e foi feito pra te introduzir a essa oportunidade de atrair clientes sem gastar nada, apenas usando o poder do Google. Não estar no Google é um desperdício enorme, principalmente se você tem um e-commerce. Se quiser saber mais sobre, você pode entrar em contato comigo por e-mail ou assinar minha newsletter:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *