O que é produção de conteúdo para web?

É provável que sua rotina seja tão atarefada quanto a minha. Telefone tocando no seu bolso enquanto você conversa com alguém, um computador na sua frente, muito trabalho pra fazer.

E, no meio dessa rotina, você não clica em qualquer link inútil. Você não quer ler mais um artigo sobre tal assunto. Você não quer ver uma propaganda persistente e retardada de uma empresa qualquer.

Você quer ler o conteúdo certo, que vai te entregar o que promete, que vai causar alguma mudança na sua vida, na sua carreira ou pelo menos no seu modo de pensar.

Tô certo?

Pois deixa eu te contar um segredinho:

Teu cliente também é assim. Ele não quer mais saber de propagandas pulando na cara dele. Ele quer mudança, ele quer aprendizado, ele quer se entreter sem a sensação de que está perdendo tempo. E é para suprir essa necessidade que existe a produção de conteúdo para web.

Meu objetivo neste artigo é mostrar como você pode usar o marketing de conteúdo pra dar um up no teu negócio e nas tuas vendas. Mesmo que você seja um profissional autônomo.

O que é esse conteúdo?

Quando se fala de conteúdo no marketing, se fala de: textos, vídeos, ebooks, infográficos, webnários, palestras, cursos online, bulas de remédio… Desculpa, exagerei um pouco.

Mas o fato é que entende-se por conteúdo tudo aquilo que ajuda seu cliente em potencial.

Esse conteúdo tem como objetivo final a venda do seu produto, óbvio. Mas não faz isso de forma direta.

O marketing de conteúdo não serve pra você fazer propaganda do seu produto incessantemente — isso afasta as pessoas mais que atrai.

Vai dizer que você nunca bloqueou um contato chato que só te manda propaganda no WhatsApp? Ou que você não tem instalado no seu navegador o AdBlock?

Marketing de conteúdo é, antes de mais nada, atração.

Portanto, é simples. Produção de conteúdo para web, no mundo do marketing, é gerar relacionamento com clientes e clientes em potencial, solucionando problemas, tirando dúvidas e impactando positivamente o seu público-alvo.

O que faz um produtor de conteúdo para web?

Agora que você sabe o que é produção de conteúdo, deixa eu explicar exatamente o que um profissional dessa área faz.

Vou dar um exemplo.

Atualmente aplico o marketing de conteúdo no mercado da educação corporativa. Trabalho com a Kasulo Group, uma empresa de desenvolvimento humano e educação corporativa focada na liderança.

O desafio era levar o modelo de aprendizado deles — que já está mais que consolidado e comprovado nas empresas e turmas abertas presenciais onde ministram suas formações — para a plataforma online.

Modus operandi da produção de conteúdo

Enfim. Como um profissional do marketing de conteúdo trabalha? (Ou marketing de busca, ou inbound marketing. Em outro artigo explico esses termos.)

Ao ver as principais dúvidas que rondam pessoas recém-iniciadas no mundo corporativo e na liderança, ajudei a equipe a descobrir o perfil do cliente potencial e montar um funil de vendas. Percebemos que queríamos falar — e vender nosso peixe — pra alguém que tinha acabado de ser promovido a um cargo de liderança. Alguém que tinha muitas competências técnicas, mas não sabia lidar com gente nem gerir.

Com base na persona, conseguimos definir qual seria a linguagem a ser usada no conteúdo.

A partir disso, fiz uma pesquisa de palavras-chave relacionadas a liderança — termos que o cliente em potencial procuraria no Google:

  • “o que é liderança”
  • “o que é feedback”
  • “delegação”
  • “trabalho em equipe”

E assim por diante.

Escolhemos trabalhar nos primeiros meses com dois textos no blog por semana, um vídeo semanal, um ebook e um webnário. A partir de cada palavra-chave, defini a pauta. A pauta inclui o que será abordado em cada conteúdo, qual é a persona à qual o texto se direciona, qual é a linguagem a ser usada e o que será oferecido no fim do texto (Call to Action, ou CTA).

Defini o calendário editorial e a data de publicação de cada conteúdo. E tudo isso culmina na venda do produto — um curso online que ensina as principais competências e ferramentas de liderança.

Então é tipo um jornalista do marketing?

Eu sei que você não perguntou isso. Mas vamo lá:

Além dessas tarefas acima descritas, que é a parte mais prática do rolê, um produtor de conteúdo web precisa ter mais algumas competências.

Por isso, ele precisa definir personas, descobrir palavras-chave, analisar o que já foi produzido sobre o tema, desenvolver a pauta, escrever o conteúdo, revisar o que foi feito, otimizar o texto pra ser achado em mecanismos de busca (no Google, pra ser mais específico), que é o que chamamos de SEO, mensurar os resultados obtidos e, a partir disso, traçar novas metas, além de outras tarefas pertinentes — como no caso de um blog, que é minha especialidade, onde precisamos fazer uma construção de links que incite o leitor a consumir mais conteúdo, a ter mais informação etc. O tio Google gosta disso.

Como você pode perceber, é bem simples.

Mas, como prometido, não vou me delongar. Meu objetivo neste texto foi apenas te dar uma visão geral do que é produção de conteúdo para web e, mais importante, quais são seus objetivos. É óbvio que o objetivo de toda empresa é vender, ganhar dinheiro, grana, bufunfa. A função do marketing é essa.

Se quiser um trabalho organizado de marketing de conteúdo na sua empresa, é só me mandar um email aqui. Fique à vontade pra me mandar qualquer dúvida que você tenha.

E, se quiser saber mais sobre marketing e produção de conteúdo, assine a newsletter:

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *