SEO local: usando o Google para atrair clientes

A essa altura do campeonato, todo mundo sabe o quanto uma presença digital é decisiva pra um negócio. Se você vende um curso online de gastronomia, por exemplo, é óbvio que terá resultados estratosfericamente maiores se liderar na palavra-chave “curso de gastronomia”.

Mas e se o negócio que você precisa promover for local? E se você não vender produtos online? Significa que praticar o SEO vai ser inútil? Significa que você pode se contentar com o número de clientes que tem?

Definitivamente não. E nesse artigo eu vou falar de SEO local: as boas práticas que vão levar seu negócio a um novo nível usando o Google, mesmo que ele esteja focado apenas no seu bairro.

Exemplo do uso de SEO local

Como é do meu costume, vou usar um exemplo no artigo todo que mostra como o SEO pode ser usado em qualquer negócio e os benefícios de aplicá-lo.

Digamos que você tenha um restaurante em Foz do Iguaçu. Você recebe seus clientes todos os dias (ou não), mas talvez esteja insatisfeito. Por que você não recebe mais clientes?

Vamos lá. Eu tô em Foz do Iguaçu e quero encontrar um restaurante massa pra almoçar. É óbvio que não vou sair na rua pra perguntar alguém, ninguém faz isso no século XXI. Eu vou pesquisar no Google, certo?

“restaurante foz do iguaçu”

Nesse caso, o que eu vou encontrar? Vou encontrar o teu restaurante? Se não encontrar especificamente o teu, em primeiro lugar, é por quê?

Simples: por falta de investimento em SEO.

Quais as vantagens de investir em SEO local?

Isso vai depender do seu negócio. A palavra-chave “restaurante” com certeza é muito procurada na maioria dos lugares. Nesse caso, investir em SEO sem dúvida vai dar resultados positivos. Porque, se alguém quiser restaurante, vai encontrar o seu. E isso significa mais clientes, certo?

Imagina: teu negócio no topo de Google.

“Ah, mas eu vendo brownies, quase ninguém pesquisa isso aqui na minha cidade.”

Certo. O impacto vai ser menor. Mas, se tiver pelo menos algumas pessoas pesquisando, te garanto que vale a pena investir. Porque você vai gastar pouco ou nada com isso. E, além disso, pode ter certeza que tem uma galera pesquisando “doce” aí perto, embora não seja especificamente “brownie”. E você pode se beneficiar disso.

Independentemente de você ter um restaurante, uma loja de materiais de construção, uma browneria ou uma seguradora de carros especializada em Unos quadrados, vou te dar umas dicas práticas:

3 boas práticas de SEO

1. Ter um site

Com um site, você pode colocar seu endereço, seu telefone, seu horário de funcionamento e falar sobre seu negócio. Isso ajuda os clientes. Por quê?

Quando eles procurarem pelo nome do seu negócio, vão encontrar todas as informações que precisam sem precisar de terceiros, tipo as avaliações do TripAdvisor ou do Foursquare (que são de grande ajuda, porém. Mas sobre falo daqui a pouco).

E, além do mais, é com um site que a maior parte da magia acontece.

2. Usar bem as palavras-chave no site

No site, você pode colocar palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

Uma página pode ser inserida com a palavra-chave “restaurante em Foz do Iguaçu”, por exemplo. Isso já te ajuda bastante.

Digamos que você tenha uma página cujo título é: “O melhor restaurante em Foz do Iguaçu”. Quando alguém pesquisar pela palavra-chave, encontrará seu negócio.

3. Produzir conteúdo

Produzir conteúdo é, obviamente, uma maneira espetacular de conseguir mais clientes.

Imagine que alguém pesquise “melhores restaurantes Foz”. O que ele vai encontrar?

Certamente vai encontrar algo. Mas, produzindo conteúdo com um blog, por exemplo, ele poderá encontrar o teu negócio. O teu negócio vai dizer pro usuário quais são os melhores restaurantes de Foz (e o seu está entre esses, óbvio).

Mas o conteúdo não se limita a isso — as possibilidades são inúmeras. Você pode até produzir textos ou vídeos que mostrem o que há por trás do preparo dos seus pratos — e o que torna cada um tão especial. Nesse caso, ver outros exemplos de marketing de conteúdo pode ser de grande ajuda.

Ferramentas e dicas pra facilitar tua vida

Google Meu Negócio

Aqui você cadastra teu negócio e o próprio Google te ajuda a conseguir o que você quer. No Meu Negócio você melhora seus resultados nas pesquisas e fica disponível para ser melhor encontrado no Google Maps.

Redes sociais

Nas redes sociais você pode expandir sua presença e dar informações sobre seu negócio. Postagens regulares e que interajam com o público são suas aliadas.

Avaliações são de grande ajuda também neste ponto — tanto no Facebook quanto nas redes sociais de localização mencionadas. Se o seu negócio é bem avaliado no Foursquare e no TripAdvisor, você já estará muito bem. Principalmente se estiver no topo de avaliações em listas, tipo “Os 10 melhores restaurantes de Foz do Iguaçu”, que o TripAdvisor frequentemente faz.

Site responsivo

Já que a maior parte das pessoas acessa internet pelo celular, seu site precisa ser responsivo. Um site responsivo é aquele que se adapta tanto à versão PC quanto a tablets e smartphones.

Assim, será fácil para o seu usuário de te encontrar de qualquer forma.

E, com essas dicas práticas de SEO local, tenho certeza que seus resultados vão ser melhores. Você conseguirá fazer qualquer negócio ser encontrado por mais pessoas, ajudar mais pessoas e, consequentemente, ter mais grana entrando no seu bolso.

E, se quiser mais informações sobre isso, sugiro que se inscreva na minha newsletter para ficar sempre informado de novas dicas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *